Objetivos e público alvo
Fortalecer o movimento de travestis e transexuais através da realização de um encontro nacional de lideranças trans negras na cidade de União dos Palmares–AL. O evento tem como foco a identidade racial da comunidade T, possibilitando conexões, troca de experiências e estratégias de ação conjunta do movimento.
Contexto
Segundo pesquisa da ANTRA — Associação Nacional de Travestis e Transexuais (2018), mais de 95% da população trans precisou recorrer prostituição para sobreviver. Esse é um dos dados alarmantes sobre o cenário histórico de exclusão das pessoas trans no Brasil. A realidade violência e objetificante dos corpos trans os condiciona a um não-lugar à margem na sociedade e isso se reflete também nas organizações sociais lideradas por travestis e transsexuais: são constantemente atacadas e desmerecidas a despeito de todo trabalho político, empoderamento e ocupação de espaço.
Sobre a Organização
O FONATRANS é um espaço nacional de inclusão e aglutinação à militância de Travestis e Transexuais negras e negros. Tem como prioridade a promoção da cidadania plena e a luta contra o racismo, preconceito e discriminação sofridos por esta população, motivados exclusivamente por sua identidade de gênero, raça e cor.