Objetivos e público alvo
Identificar as situações de violência institucional e discriminação sofridas pelas juventudes para construir estratégias de enfrentamento por meio do reconhecimento e valorização da livre manifestação artístico-cultural e política de grupos/coletivos com trajetória e/ou atuação nesses territórios.
Atividades Principais
Planejamento, execução e monitoramento.
Mobilização dos grupos coletivos.
Diagnóstico participativo.
Formação política.
Produção coletiva de um instrumento de comunicação.
Produção colaborativa e realização do 8º oKupa.
Contexto
A violação dos direitos das juventudes se manifesta de várias maneiras, sobretudo se for considerada a ainda carente oferta de políticas públicas específicas. Nesse contexto, os jovens pobres e moradores de periferias são afetados por meio da negação sistemática de direitos, como o direito à cidade, especialmente em relação à livre circulação e livre manifestação artística, cultural e política em espaços públicos, em que quase sempre são criminalizados. Na região metropolitana de Belo Horizonte, o problema pode ser percebido por meio do impedimento para que esses jovens acessem determinados territórios, espaços e equipamentos públicos. Sofrem discriminação racial, de gênero, de classe e geracional, além da violência institucional, especialmente por parte da Polícia Militar.
Sobre a Organização
O Fórum das Juventudes da Grande BH surgiu em 2004, no contexto da ausência de políticas públicas de juventude na região metropolitana de Belo Horizonte, especialmente em relação ao direito à cidade e ao processo de invisibilização e criminalização das culturas juvenis da periferia. O Fórum é uma rede de entidades, movimentos, grupos e ativistas autônomos/as. Atua em defesa dos direitos juvenis e pela construção de políticas públicas. Realiza ações de formação, mobilização, comunicação e incidência política.
Parcerias
Internet sem Fronteiras.
Associação Imagem Comunitária.
Brigadas Populares.
Coletivo Cabeça Ativa.
Coletivo na Raça.
Coletivo Terra Firme.
Instituto Tucum.
Grupo Nosso Sarau.
Oficina de Imagens.
Sarau dos Vagal.
Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte.
Minas diz Não à Redução da Maioridade Penal.
Círculo do Socioeducativo das Brigadas Populares.
Frente Mineira sobre Drogas e Direitos Humanos.
Fórum Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos.
Instituto da pastoral da Juventude.
Sociedade Inteligência e Coração.
Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – Minas Gerais.
Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude.
Rede Internacional de Altos Estudos.