Objetivos e público alvo
A campanha pretende mobilizar a juventude negra e a sociedade para a consolidação dos processos políticos de resistência contra o extermínio da juventude negra. O Fundo Brasil apoiou anteriormente a iniciativa por meio dos editais anuais de 2009 e 2008.
Atividades Principais
- Realização de um seminário com a temática: Extermínio da Juventude Negra e Acesso à Justiça;
- Promoção de cursos e oficinas com as temáticas relacionadas à juventude negra com objetivo de fortalecer a formação política dos coordenadores do Fórum e dos demais interessados;
- Reedição da cartilha “Racismo: to fora”, que aborda de forma simples e direta os efeitos do extermínio. Além disso, faz uma convocação aos jovens para o engajamento político em suas várias formas;
- Realização da VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.
Contexto
O Espírito Santo convive com os piores indicadores na área da Segurança Pública. Estudos revelam que a juventude negra é a principal vítima de homicídios. Além disso, jovens negros/as sofrem cotidianamente com a ausência de políticas públicas e ações afirmativas que poderiam possibilitar uma nova perspectiva em suas vidas. Quando falamos em taxas de homicídio negro, o Espírito Santo ocupa a 3ª posição no ordenamento das Unidades Federativas, com uma taxa de 136,5, só perdendo para Alagoas e Pernambuco (Mapa da violência. Os jovens do Brasil. São Paulo, Instituto Sangari, 2011).
A Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra vem desde 2008 denunciando e evidenciando esse quadro. A intensificação do debate permitirá o avanço do enfrentamento à violência institucional e ao racismo, ainda tão presente em nossa sociedade.
Sobre a Organização
O Fejunes objetiva organizar a Juventude Negra do Estado do Espírito Santo numa perspectiva autônoma, quilombola, militante, protagonista, democrática, combativa e de resistência, na luta anti-racista, contra qualquer forma de opressão e pela emancipação do povo negro.
Parcerias
O Fejunes conta com o Apoio do Movimento Negro Capixaba; do Movimento Nacional de Direitos Humanos; da Associação de Mães e Familiares Vítimas da Violência – AMAFAVV/ES; do Fórum de Mulheres do Espírito Santo; do Observatório Capixaba de Juventude e do Grupo Experimental de Comunicação Olho da Rua.
Resultados
Foi realizado o planejamento da terceira etapa da campanha; reuniões com parceiros; seminário da campanha; ciclos de formação, oficinas nas escolas, publicação de nova edição da cartilha “racismo: tô fora”; VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra; ato alusivo ao 25 de julho e elaboração e publicação de relatório final.