Objetivos e público alvo
Retomar a formação de lideranças travestis e transexuais negras e negros para ampliar a rede de apoio no acesso à justiça. O projeto vai receber denúncias, dar assistência e orientar as vítimas, encaminhando as acusações às autoridades e monitorando seu andamento.
Contexto
Como demonstra a pesquisa realizada pela pelo #VOTELGBT, a população de travestis e transexuais negras e negros estão mais expostas a situação de vulnerabilidade e preconceito. Além da questão financeira, a solidão e a violência aumentaram muito. Contudo, as dificuldades enfrentadas pela maioria, nos últimos meses, motivaram a realização de outras ações, como a arrecadação de alimentos para atender essa população e em alguns casos também suas famílias. Além deste respaldo, é preciso dar continuidade a agenda de atividades de resistência e de luta político-cultural, na perspectiva da conquista de direitos, promoção da cidadania e, assim, contribuir para a desconstrução das masculinidades tóxicas, do machismo e patriarcalismo.
Sobre a Organização
O FONATRANS é um espaço nacional de inclusão e aglutinação à militância de travestis e transexuais negras e negros, e visa a articulação com o poder público, bem como com o Terceiro Setor e a iniciativa privada, com o objetivo maior de propor a criação políticas públicas específicas e estratégicas e a ampliação das já existentes. É um dispositivo legítimo e reconhecido nacionalmente como parte do Movimento Social Político Organizado LGBTI+, e tem como prioridade a promoção da cidadania plena e a luta contra o racismo, preconceito e discriminação sofridos por esta população, motivados exclusivamente por suas identidade de gênero, raça e cor.