Fórum Nacional Marielles
Feminismo negro e afrofuturismo na política: Mobilização, Articulação e Insubordinação de mulheres negras
Bahia
Objetivos e público prioritário
Dar continuidade a escola de formação política CRIS BARROS, realizando o curso de formação, oficinas temáticas para a multiplicação de conhecimento sobre a intersecção entre o racismo, o sexismo e a violência e suas implicações como barreira determinante para o reduzido acesso de mulheres nas posições de liderança, seja nos espaços políticos partidários ou fora deles.
Contexto
É necessário destacar o modo como o racismo e o sexismo estruturais contribuíram para a construção de uma imaginário político-social majoritariamente branco, masculino e hétero. Desse modo, queremos contribuir para reduzir o uso político que tem sido feito das candidaturas femininas, muitas identificadas como candidaturas laranjas. O que queremos é um alinhamento entre autonomia, competência, assunção de pautas relevantes para o movimento sociais e um projeto político que estejam voltados para o combate as desiguais sociais.
Sobre a organização
O Fórum Nacional Marielles foi criado em 14 de março de 2019, data que marcou um ano do assassinato de Marielle Franco. Um Fórum de organizações feministas negras de esquerda, suprapartidária. Ele é composto por diferentes organizações dos movimentos sociais, organizações e professoras das universidades públicas, ativistas negras de diferentes instituições cujo objetivo é investir na formação e no acolhimento político de mulheres negras, tendo como suporte o feminismo negro.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres