Objetivos e público alvo
O Fórum visa fortalecer a colaboração entre coletivos de mulheres em Manguinhos e Jacarezinho, oferecendo ciclos formativos para capacitação política. Isso visa melhorar a participação e influência dessas mulheres em decisões de ações públicas ou privadas que afetam suas vidas.
Contexto
Desde 2013, o Brasil vivencia um aumento do conservadorismo, afetando especialmente as mulheres. Isso se reflete em uma política que subalterniza as mulheres, fortalece a misoginia, o racismo e a LBTQIAP+fobia, e limita ou elimina políticas públicas de proteção aos seus direitos. No Complexo de Manguinhos, essa realidade levou ao fechamento, em 2016, da Casa da Mulher de Manguinhos, único centro estatal da região dedicado a mulheres em situação de violência. Esse fechamento, apesar do sucesso do centro em atendimentos, mostra um descompasso do governo estadual com as necessidades de garantia de direitos das mulheres. Violências continuam ocorrendo em Manguinhos e arredores, muitas vezes com denúncias de violações por agentes do Estado.
Sobre a Organização
O Fórum Social de Manguinhos – FSM é um coletivo da favela de Manguinhos, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, fundado em 2007. Atua nos processos de mobilização social através da participação direta na concepção, construção, execução, monitoramento e controle social das políticas públicas.