Objetivos e público alvo
Objetiva desenvolver momentos de escuta, rodas de conversa e formações para/por familiares e sobreviventes do sistema penal com o intuito de relacionar os conceitos de raça, classe e gênero à natureza das prisões e construir diretrizes de enfrentamento ao racismo na Bahia a partir do abolicionismo penal.
Contexto
Nos articulamos para denunciar e combater o projeto de morte gestado pelo Estado através de suas políticas penais, contra a população negra, as mulheres, indígenas e pobres. Por isso, pretende-se utilizar os recursos para fortalecer o controle social das prisões feito por familiares, lutando pela liberdade e pela garantia de Direitos Humanos para a população encarcerada, articulando também familiares e sobreviventes de outros municípios nessas ações realizadas desde 2019. O primeiro resultado que a Frente pelo Desencarceramento da Bahia pretende atingir com o apoio deste edital é que as pessoas vítimas do sistema penal racista da Bahia, estejam fortalecidas para resistir, formar-se politicamente e mobilizar-se contra o racismo.
Sobre a Organização
A Agenda Nacional pelo Desencarceramento nasce em 2013, e em 2016, no I Encontro Nacional pelo Desencarceramento, se consolida enquanto uma articulação nacional de movimentos/organizações/coletivos que luta contra o encarceramento em massa e seus trágicos desdobramentos. A missão principal da FRENTE é o enfrentamento ao encarceramento em massa e às violências produzidas pelo sistema carcerário.