Objetivos e público alvo
Conscientizar e mobilizar a Comunidade Quilombola de Linharinho, que passa por eventuais situações de falta de água em seu cotidiano por conta do assoreamento dos córregos na bacia hidrográfica do Rio São Mateus, localizado ao norte do estado do Espírito Santo. Desenvolver um plano de ação com as mulheres quilombolas da comunidade de Linharinho, com o objetivo de subsidiar políticas públicas, mapear as iniciativas dessas mulheres de enfrentamento às violações dos direitos humanos ao racismo ambiental, e fortalecer o senso de pertencimento ao território.
Atividades Principais
- Elaboração de plano de ação;
- Acompanhamento do andamento da articulação das mulheres da comunidade;
- Coleta de depoimentos dessas mulheres sobre as memórias envolvendo a região;
- Realização de encontros para coleta de dadas sobre as associações de mulheres das comunidades próximas;
- Criação de listagem que descreva os principais problemas relacionados ao assoreamento dos rios e córregos da região;
- Exposição com 200 fotos no Ponto de Memória da Comunidade.
Contexto
Desde 2014, o Estado do Espírito Santo tem enfrentado uma grave crise hídrica, com chuvas abaixo da média. A seca tem sido sentida com maior intensidade no norte capixaba, região que abriga a bacia hidrográfica do Rio São Mateus, que cerca 17 comunidades quilombolas, incluindo a Comunidade Quilombola de Linharinho. Apesar de serem diretamente impactadas pelo assoreamento dos córregos da bacia do São Mateus, nenhuma das associações quilombolas tem sido envolvida nas atividades do comitê formado para pensar a gestão dos recursos hídricos da região.
Sobre a Organização
Quilombola residente na Comunidade de Linharinho, Gessi Cassiano criou a primeira associação de mulheres no local e há 10 anos trabalha com moradoras mulheres das comunidades da região do Sapê do Norte. Com um trabalho baseado na liderança feminina, foca no desenvolvimento de ações voltadas para trabalhar às questões da terra, do território e da gestão dos recursos hídricos locais.
Parcerias
Comunidades quilombolas da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus