Objetivos e público alvo
A organização tem como objetivos garantir às populações LGBTI+ de favelas condições dignas na realização de atividades profissionais e da produção de conhecimento; criar uma rede de empreendedores locais mobilizadas em torno do projeto; encaminhamentos de pessoas LGBTI+ para entrevistas e vagas a partir de nossa aproximação com o Fórum Mais Diversidade.
Contexto
Há um cenário de altas taxas de desemprego das pessoas LGBTI+ vivendo em favelas, seja pela discrminação seja pelas poucas oportunidades de desenvolvimento e preparação para o mercado formal de trabalho. Outro fator a ser considerado também é o aumento da informalidade. Apesar de o trabalho ser considerado um direito social, o emprego formal não faz parte da vida da população trans. Estima-se que em torno de 90% das mulheres travestis e transexuais se prostituem. Entre os principais desafios e barreiras que pessoas transexuais e travestis vivenciam para ingressar no mercado de trabalho formal, estão: preconceito e transfobia; ausência de documentos como registro civil; baixa escolaridade e evasão escolar involuntária.
Sobre a Organização
O Grupo Conexão G foi criado por jovens com o objetivo de minimizar os preconceitos vividos por pessoas LGBTI+, propondo atividades de sensibilização e reflexão sobre as vivências e violências específicas que afetam as pessoas LGBTI+ de favelas. A missão do grupo é garantir, promover, efetivar e ampliar políticas públicas de direitos humanos, saúde, educação e segurança pública para pessoas LGBTI+ moradoras de favelas.