Grupo Conexão G de Cidadania LGBT para Moradores de Favelas
Jovens LGBT na luta pelo direito de existir
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Criação do “Núcleo Itinerante muito prazer eu Existo” para levar acolhimento, atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento de pessoas vítimas ou não de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas áreas social, psicológica e jurídica, garantindo acesso a direitos, serviços e políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vítimas ou não de violência.
Atividades principais
- Formação de equipe.
- Divulgação e seleção da equipe do projeto.
- Contratação da equipe.
- Articulação com as lideranças comunitária das outras favelas.
- Realização das ações do núcleo itinerante.
- Atendimento do núcleo itinerante.
- Criação de um aplicativo de denúncias para a população LGBT de favelas.
Contexto
Segundo dados do Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil: ano de 2012, elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as denúncias de violência aumentaram 234% no estado em comparação ao ano de 2011, fazendo com que o Rio de Janeiro ocupe o 13º lugar no ranking. No ano de 2014, os Centros de Cidadania LGBT tiveram 3.899 atendimentos. Nas favelas, o preconceito e a discriminação se multiplicam. No Rio de Janeiro existe o programa Rio Sem Homofobia, que tem seu trabalho voltado para a população de classe média. Porém, a população moradora de favela fica à margem das ações. Ainda é preciso gritar “deixe me existir”.
Sobre a organização
O Grupo Conexão G atua para garantir e promover cidadania e direitos humanos à população LGBT moradora de favelas e demais espaços populares, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro. Com sede no maior complexo de favelas da cidade, a Maré, o Conexão surgiu no âmbito de uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Promundo chamada Jovens pela Equidade de Gênero. A organização utiliza elementos inovadores e relevantes no trabalho de prevenção das DST/HIV e promoção dos direitos humanos.
Parcerias
- Fórum de Juventudes do Estado Rio de Janeiro.
- Conselho Nacional de Juventudes.
- Conselho Estadual de Juventude.
- Conselho Estadual LGBT.
Resultados
O principal objetivo do projeto, a criação do Núcleo Itinerante Muito Prazer Eu Existo” foi cumprido para levar serviços de acolhimento, atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento a pessoas vítimas ou não de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas áreas sociais, psicológicas e jurídicas. Também foram realizadas oficinas sobre direitos e cidadania; a formação de jovens em direitos humanos e cidadania e o atendimento a jovens vítimas de homofobia, transfobia e lesbofobia; produção de uma cartilha; criação de um banco de dados; mapeamento de violências e discriminação.
Linha de Apoio
Violência contra a juventude (2016)
Ano
2016
Valor doado
R$ 40 mil
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das Juventudes