Grupo de Mulheres do Alto das Pombas
Sororidade/Dororidade, por nós e entre nós: mulheres negras no direito à cidade
Bahia
Objetivos e público prioritário
Ampliar e aprofundar o conhecimento das 25 mulheres lideranças acerca do enfrentamento ao racismo na luta pelo direito à cidade, dimensionando o contexto e os desafios do processo eleitoral de 2022. Desta forma, fortalecer a GRUMAP como Organização popular reconhecida na Formação de Mulheres Negras do Contexto Popular na luta antirracista e pelo direito à cidade.
Contexto
Estamos enfrentando o cenário sócio-político-econômico de aprofundamento da lógica neoliberal marcado pelos retrocessos sociais, desmonte de políticas públicas, desemprego, esvaziamento e privatização dos serviços públicos, aumento da miséria e fome, atingindo de forma brutal as populações mais vulneráveis, em particular as famílias negras e pobres das periferias, especialmente as mulheres negras. Na contramão desse projeto de enfraquecimento de estruturas, o GRUMAP tem se articulado, entre a promoção de solidariedades e a promoção de atividades que valorizem a vida plena em abundância para crianças, jovens e adultas.
Sobre a organização
O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas foi criado no dia 8 de março de 1982. É uma organização política, constituída de mulheres negras, moradoras do Alto das Pombas, bairro periférico da zona oeste da cidade de Salvador, no estado da Bahia. O grupo mantém o ativismo nas questões relacionadas à equidade de raça e gênero para garantia dos direitos sociais para a população negra e pobre, como também implementação da democracia plena.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação