Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP)
Bahia
Objetivos e público prioritário
Intensificar as ações de legitimação do grupo no contínuo enfrentamento às desigualdades raciais expressas, por meio de indicadores oficiais que avaliam o grau de desenvolvimento social da população local. Possibilitar a equidade racial e de gênero, com a melhoria da qualidade de vida das mulheres negras de Salvador, criando a consciência política para favorecer o exercício da cidadania nas comunidades.
Contexto
Segundo dados do IBGE de 2017, a cidade de Salvador tem sua população composta de aproximadamente 82% de negros (pretos e pardos) e apenas 17% de pessoas se autodeclaram brancas. Também este levantamento do IBGE aponta Salvador como a capital da desigualdade com o racismo condicionando a vida da população negra na cidade. Considerando o contexto da cidade de Salvador, consequentemente do Bairro do Alto das Pombas, o GRUMAP entende sua ação como estratégica para superar os indicadores de pobreza da situação do povo negro na cidade, se mantendo mobilizado e atuante na construção de pontes de solidariedade entre os movimentos urbanos e rurais.
Sobre a organização
O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 08 de março de 1982. A organização é constituída por mulheres negras moradoras da comunidade do Alto das Pombas, bairro situado na zona oeste da cidade de Salvador, no estado da Bahia. O GRUMAP busca preservar sua legitimidade, autonomia e protagonismo no movimento popular de mulheres negras feministas, lutando por ações afirmativas de efetivação das políticas públicas na comunidade.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 48.980,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo