Grupo de Mulheres Indígenas Tupinambá do Acuípe de Baixo Buîã Atã
Bahia
Objetivos e público prioritário
Promover a articulação, o planejamento e a mobilização da organização com outras mulheres indígenas Tupinambá e de outras aldeias do mesmo território indígena para realizar oficinas sobre os direitos das mulheres indígenas e capacitação profissional sobre confecção de camisas, bolsas entre outros.
Contexto
A comunidade indígena da etnia Tupinambá e, em especial, a do Acuípe de Baixo da aldeia Tetama, vem passando dificuldades sociais e econômicas desde que se evidenciou a pandemia mundial da Covid-19. E, com isto, as famílias indígenas se mantiveram em o isolamento social e, consequentemente, o isolamento econômico. Por isso muitos indígenas começaram a ficar em situação de vulnerabilidade econômica. O Grupo de Mulheres Indígenas Tupinambá do Acuípe de Baixo surge nesse contexto para apoiar famílias indígenas em maior situação de vulnerabilidade econômica.
Sobre a organização
O Grupo de Mulheres Indígenas Tupinambá do Acuípe de Baixo Buîã Atã nasceu no ano de 2019, com o objetivo de viabilizar o cumprimento dos princípios e propósitos previstos nos direitos humanos voltados para os povos indígenas, principalmente as mulheres. A organização se identifica como defensora dos direitos e garantias sociais das mulheres indígenas como um todo, e onde existe espaço dialógicos e construtivos desses direitos, a entidade busca participar. É o que significa o seu próprio nome: Kuîã Atã – “Mulheres Fortes”.
Linha de Apoio
Edital Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas