Grupo de Mulheres Negras MALUNGAS
Democracia, como se faz? Mulheres negras enreda e dá a letra!
Goiás
Objetivos e público prioritário
Capacitar mulheres negras na Região Centro-Oeste para promover justiça social e equidade, com foco em formação política e ação coletiva, por meio de metodologia participativa, assessorias em gênero, raça, saúde e sexualidade, e estratégias de incidência política.
Contexto
Na Região Centro-Oeste, historicamente marcada pelo latifúndio e exploração mineral, enfrenta desafios significativos. Violência sistemática contra mulheres persiste, com altos números de estupros, muitos envolvendo menores e parentes. O conservadorismo político é evidente, com apoio a líderes com visões contrárias aos direitos das mulheres e à democracia. A população negra, indígena e quilombola, especialmente mulheres, enfrenta ataques e discriminação. Os meios de comunicação locais são dominados por latifundiários. Nesse contexto, o MALUNGA, com 27 anos de experiência, visa fortalecer redes e estratégias de incidência política para enfrentar esse cenário desafiador e hostil à população negra e indígena.
Sobre a organização
O Grupo de Mulheres Negras Malunga, fundado em 1997 em Goiás, é uma organização dedicada a combater o racismo e o sexismo. Com mais de duas décadas de atuação, foca na promoção da saúde das mulheres negras e oferece formações, colabora com entidades e fóruns sobre gênero, raça e saúde, além de desenvolver atividades em comunidades quilombolas e capacitar profissionais de saúde.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres