Grupo de mulheres prostitutas do Estado do Pará – Gempac
Zona de direitos
Pará
Objetivos e público prioritário
O projeto propôs contribuir na busca de melhores relações entre gêneros e melhor qualidade de vida às mulheres em situação de prostituição no Pará por meio da difusão de conhecimentos e disseminação de apoios de diversos setores da sociedade. Por meio de mobilização, conscientização, articulação informativa e formativa e ações política e social para o enfrentamento às violações dos direitos de mulheres, buscou-se combater crimes como cárcere privado, tortura física, exploração do trabalho e outras formas visíveis de violências.
Atividades principais
- Trabalhar informações sobre a trajetória das mulheres na história e possibilitar que venham à tona os conflitos existentes na relação homem-mulher e as implicações desses fatores na construção da sociedade
- Mobilizar e conscientizar mulheres
Contexto
De 1994 a 2010, em parceria com o governo federal, a Unesco e outros, o grupo teve atuação em âmbito estadual, tornando-se referência na região amazônica. O grupo é membro e fundador da Rede Brasileira de Prostitutas (RBP) e articula-se internacionalmente como membro Global Network of Sex Work Projects (NSWP).
Sobre a organização
O grupo tem como missão fomentar a auto-organização das prostitutas, com uma proposta de empoderamento para a superação de preconceitos que impedem o exercício da cidadania, por meio de três linhas de atuação: organização e saúde preventiva; combate à exploração; e geração de renda. Dentre as atividades desenvolvidas estão ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais e Aids; à auto-organização da classe; à defesa dos direitos sexuais e dos direitos humanos; e ao enfrentamento à exploração infantojuvenil.
Parcerias
Governo federal
Unesco
Rede Brasileira de Prostitutas (RBP)
Global Network of Sex Work Projects (NSWP)
Resultados
A organização fez um detalhado levantamento de dados pré-existentes sobre violência e discriminação das prostitutas, e a partir dele organizou material para subsidiar ações do grupo; preparou plano de comunicação e campanha para resgate do respeito aos direitos humanos das prostitutas; distribuiu material de divulgação; e realizou um ato político.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2011
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
9 meses
Temática principal
Direitos das mulheres