Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual – GGLOS LGTB
Tráfico de Pessoas: um desafio a ser vencido
Piauí
Objetivos e público prioritário
Identificar situações de prevenção do tráfico de pessoas por meio da informação e mobilização em Picos (PI); capacitar lideranças que atuam diretamente com o público LGTB sobre o tráfico de pessoas; realizar palestras nas escolas sobre orientação ao combate ao tráfico de pessoas para jovens e adultos; promover seminário para disseminação de informação à população e segmento LGTB para enfrentamento e prevenção ao tráfico de pessoas.
Atividades principais
- Mobilização e divulgação do projeto, ações e conteúdos relacionados.
- Oficina de lideranças para capacitação ao enfrentamento ao tráfico de pessoas.
- Palestras sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
- Distribuição de material didático.
- Seminário final.
- Aplicação de questionário de avaliação.
Contexto
Segundo a organização, há casos noticiados sobre exploração de trabalho escravo, mão de obra infantil, exploração de prostituição e mendicância na região que sedia o projeto, localizado em Picos, no Piauí. Mulheres e travestis estão entre as principais vítimas do tráfico para exploração sexual. O sonho de sair da linha da pobreza ou a busca do corpo perfeito podem fazer com que mulheres e travestis se iludam com ofertas de aliciadores e virem vítimas de criminosos.
Sobre a organização
O Grupo Guaribas de Livre Orientação Sexual foi fundado em 2006 é formado por estudantes, profissionais do sexo, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Atua na prevenção e enfrentamento ao machismo, sexismo, misoginia, homofobia, transfobia e lesbofobia e a todas as formas de preconceito. Também defende saúde e educação de qualidade para todos, inclusão social e enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Parcerias
Associação Nacional de Travestis e Transexuais; Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros.
Resultados
As atividades foram realizadas com o objetivo de identificar situações de tráfico de pessoas por meio de informação e mobilização. O tema foi abordado de forma a chamar atenção para a realidade e mostrar as situações de vulnerabilidade. Os beneficiários do projeto receberam informações sobre a importância do papel como agentes de transformação. Foram realizadas palestras e seminários.
Linha de Apoio
Combate ao Tráfico de Pessoas (2015)
Ano
2015
Valor doado
R$ 37.700,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo