Grupo LGBT Sete Cores
Tecer, resistir e enfrentar as LGBTfobias no interior pernambucano
Pernambuco
Objetivos e público prioritário
Contribuir na formação política e qualificação profissional de militantes LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) das regiões da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos, e no fortalecimento institucional para desse(a)s militantes e dos coletivos dos quais fazem parte, para que possam desenvolver ações de incidência política, visando a melhoria e ampliação das políticas públicas voltadas à população LGBT. Assim, consequentemente, poderão pleitear melhorias nos serviços públicos ofertados a esta população.
Atividades principais
- Realização de dois encontros da Rede LGBT do Interior de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer institucionalmente as entidades que a compõe;
- Realização de dois cursos de qualificação profissional para pessoas trans, nas cidades de Caruaru e Palmares;
- Oficinas teórico-vivenciais que ajudem as lideranças LGBT no combate à LGBTfobia;
- Atuação qualificada e periódica de três lideranças do interior do estado em espaços de articulação política ao longo de um ano;.
- Criação de um aplicativo para denúncias de violências contra a população LGBT aos órgãos competentes.
Contexto
Segundo dados do Relatório da Violência Homofóbica no Brasil (Secretaria dos Direitos Humanos, Presidência da República, 2011), violências dos mais variados tipos contra a população LGBT estão presentes nas diversas esferas de convívio social e constituição de identidades dos indivíduos. O Grupo Gay da Bahia-GGB, registra anualmente estatísticas das diversas formas de violências que acometem essa população. Segundo esses dados, em 2017 a cada 19 horas, um/a LGBT morreu por motivação homotransfóbica no Brasil. Foram 445 mortes documentadas e o estado de Pernambuco ocupa a oitava posição nesse ranking, com 27 mortes.
Sobre a organização
Em seus oito anos de existência, o Grupo LGBT Sete Cores, da cidade de Pombos, Pernambuco, em parceria com o Movimento LGBT Leões do Norte (Recife/PE), tem contribuído na formação e na mobilização da população LGBT. Com a criação da Rede LBGT Interiores, que envolvendo ativistas/militantes e grupos de 20 municípios, das quatro macrorregiões do estado de Pernambuco, passou a desenvolver ações de incidência política, com foco no acompanhamento de diversos Conselhos, como Conselho Estadual de Políticas Públicas LGBT, Conselho Municipais de Saúde, Juventude e Educação. Também realiza campanhas educativas nas escolas públicas objetivando o enfrentamento à violência à esta população, luta pelo respeito à diversidade e na construção da cidadania.
Parcerias
Coordenadoria Estadual LGBT
Conselho Estadual de Direitos da População LGBT
Comitê Institucional Pro Lésbicas e Mulheres Bissexuais
Coordenadoria de Saúde Integral LGBT
Centro Estadual de Combate a Homofobia
Coordenação de Atenção à População LGBT Privada de Liberdade
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2019
Valor doado
R$ 39.730,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação