Objetivos e público alvo
Possibilitar a formação sociopolítica e preparar adolescentes e jovens para a promoção de iniciativas de protagonismo social, cultural e político na construção de alternativas para o enfrentamento à violência e extermínio da juventude negra.
Atividades Principais
- Palestras sócio-educacionais sobre políticas públicas e extermínio da juventude negra.
- Rodas de conversas sobre políticas públicas e extermínio da juventude negra realizadas em praça pública.
- Sarau com o tema “Transformando Realidades e Extermínio da Juventude Negra”.
- Seminário “Transformando Realidades: politicas publicas e extermínio da juventude negra”.
- Documentário “Transformando Realidades”.
- Festival “Transformando Realidades”.
Contexto
Mossoró aparece na edição 2015 do Mapa da Violência, publicação do governo federal, na 52ª posição como cidade que mais mata jovens negros e negras em nível nacional entre os municípios com mais de vinte mil habitantes. O Ousadia Juvenil está localizado na área periférica da zona leste de Mossoró, região caracterizada pela precária estrutura educacional.Numa área com cerca de dez mil habitantes não há escola pública de ensino médio e não há espaços que dialoguem com a realidade dos adolescentes e jovens. As comunidades enfrentam sérios problemas no atendimento à saúde e dificuldade de acesso aos bens culturais, além da falta de oportunidades de trabalho e renda, enorme dificuldade no acesso a mobilidade urbana e fácil acesso à criminalidade por meio do tráfico de drogas, assaltos e outros atos ilícitos.
Sobre a Organização
O Grupo Ousadia Juvenil realiza várias ações dentro da comunidade em que atua. Funciona como instrumento de luta, mobilização e organização das juventudes.
Parcerias
Coletivo de Negros e Negras – ENEGRECER.
– Monitoramento Jovem de Políticas Públicas – MJPOP.
– Rede Juventude Viva do Rio Grande do Norte.
Resultados
Foram realizadas palestras, o seminário “Transformando Realidades: políticas e extermínio da juventude negra”, o documentário “Transformando Realidades” e o festival “Transformando Realidades”. O seminário foi considerado pelo grupo a atividade de maior relevância devido ao seu objetivo de discutir e levantar os principais problemas enfrentados pela juventude negra a partir do olhar dela mesma.