Objetivos e público alvo
A iniciativa é uma continuidade do projeto “A gente transforma”, apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Edital Anual 2012. A proposta busca a garantia dos direitos de travestis e transexuais, especialmente no que diz respeito à identidade de gênero, promovendo ações de sensibilização junto a servidores dos mais diversos setores da administração pública.
Atividades Principais
- Produção de material educativo sobre direitos humanos e identidade de gênero;
- Realização de oficinas para sensibilização de gestores públicos e outros servidores, a serem realizadas dentro de setores da Educação, Saúde, Assistência social, Segurança Pública e Justiça que atuam no estado do Piauí;
- Realização de oficinas para travestis e transexuais abordando noções de direitos humanos, identidade de gênero e inclusão social;
- Visitas a órgãos de educação, saúde, assistência social e segurança pública com vistas a firmar parcerias e fortalecer os conhecimentos de direitos ou qualquer tipo de assistência voltadas para população trans do Piauí.
Contexto
No estado do Piauí o maior problema enfrentado pelas travestis e transexuais quando precisam recorrer a órgãos públicos é o desrespeito de alguns gestores e servidores no que se refere à identidade de gênero, sendo muitas vezes chamadas pelo seu nome civil. Esse tipo de violência não só representa um desrespeito à construção de gênero de travestis e transexuais, como trazem também abalos psicológicos a essas pessoas. No que diz respeito às ações de socialização, o GPTrans ressalta a importância de especificar as questões vigentes como o uso de banheiros por pessoas travestis e transexuais, a aceitação do nome social conforme a lei de 5.916/2009, bem como o respeito à identidade de gênero das mesmas.
Sobre a Organização
O GPTRANS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão principal é mobilizar travestis e transexuais do Piauí para defesa de direitos humanos, com destaque para as questões de respeito a identidade de gênero. A organização já foi apoiada pelo Fundo Brasil em 2012.
Parcerias
O GPTrans integra o Fórum de ONG’sTrans do Piauí (APTTRA), Fórum LGBT do Piauí, Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde , Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e Fórum ONG/AIDS/PI . Edital: Edital Anual 2014
Resultados
O grupo conseguiu abranger diversos setores sociais para levar a proposta para a sociedade em geral. As travestis e transexuais tiveram papel fundamental no processo de desconstrução do preconceito. Oficinas foram realizadas em várias regiões do Piauí. Também foram feitas visitas institucionais.