Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer o acampamento Terra e Liberdade, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Parauapebas/PA, que reúne 5 mil trabalhadores/as em situação de vulnerabilidade social e desemprego. O objetivo é promover formação política, organização coletiva e produção agroecológica, criando alternativas de trabalho digno e combatendo a precarização do trabalho de milhares de pessoas assentadas.
Contexto
O acampamento Terra e Liberdade foi criado em novembro de 2023, ocupando três fazendas reivindicadas para a reforma agrária. A região de Parauapebas é marcada pela atuação de grandes empresas, como mineradoras, que geram trabalho precarizado e impactos socioambientais. O projeto busca fortalecer a organização interna do acampamento, promovendo a formação política, o cooperativismo e a agroecologia como ferramentas de autonomia e resistência.
Sobre a Organização
A Associação Filhos da Terra – AFT é uma entidade jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Pará – MST. O MST é uma organização política de trabalhadoras/es sem-terra que reivindicam a Terra e a Reforma Agrária ao Estado brasileiro, com 40 anos de existência. No Pará, o MST está presente desde 1989. O surgimento do Movimento no estado se deu em um momento em que a luta pela terra e pela floresta ganha destaque internacional e nas cidades, passando a ser uma força política de luta pelo conjunto de direitos dos trabalhadores.