Ilê Axé Omidewa
Direitos humanos e cidadania para comunidades de terreiros
Paraíba
Objetivos e público prioritário
A organização propôs fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, sob a perspectiva dos direitos humanos, na cidade de João Pessoa e entorno, e também conscientizar as comunidades de terreiros sobre a importância da prevenção às DSTs e à Aids.
Atividades principais
- Exames rápidos de hepatite, sífilis e Aids
- Formação de multiplicadores
- Oficinas de dança afro
- Oficinas de direitos humanos e saúde
Contexto
As religiões de matriz africana têm sido estudadas e registradas principalmente por pesquisadores oriundos das universidades; no entanto, ações de empoderamento para os atores sociais que fazem o dia a dia destas religiões são quase inexistentes. A intolerância religiosa é alta e inaceitável.
Sobre a organização
A instituição civil sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, desenvolve atividades de conscientização e formação nos terreiros de João Pessoa e entorno, e tem como missão promover a preservação de seus instrumentos de culto.
Parcerias
Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba
Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá
Universidade Federal da Paraíba
Resultados
O grupo identificou mais de 20 terreiros. Promoveu as oficinas propostas e a palestra Candomblé, Saúde e Vida. O seminário final, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, abriu perspectiva de parcerias futuras. A organização identificou a necessidade de dar continuidade ao projeto, mas com alteração na faixa etária do público alvo: foram os adolescentes e jovens que demonstraram mais interesse e melhor proveito nas ações.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2009
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo