Instituto Afropoder
Distrito Federal
Objetivos e público prioritário
Formar 60 jovens como comunicadores e mobilizadores territoriais, atingindo diretamente com a produção de conteúdo para mais de 500 famílias. Outra proposta é promover o uso das plataformas TikTok e Instagram para explorar os conteúdos audiovisuais produzindo diálogos intergeracionais sobre as vivências negras LGBTs com suas famílias, no ambiente profissional e nas comunidades.
Contexto
O Instituto Afropoder foi criado com o intuito de impulsionar ainda mais a potência da juventude negra, LGBT e periférica, na realização de ações de transformação da realidade social, política e econômica em seus territórios. No entanto, devido à grave crise política e de pandemia que se instalou no início de 2020, o Instituto precisou mudar suas estratégias de atuação no enfrentamento ao racismo e ao genocídio negro. A pandemia que gerou insegurança alimentar na população negra e altíssima mortalidade negra por covid-19. Portanto, compreendemos que a auto-organização negra no enfrentamento a fome, a miséria, é central para o enfrentamento ao racismo institucional e o genocídio negro no Brasil.
Sobre a organização
O Instituto Afropoder é uma organização social sem fins lucrativos, criada em 2019 e que tem por objetivo impulsionar ainda mais a potência da juventude negra, lgbt e periférica na realização de ações de transformação da realidade social, política e econômica em seus territórios. Para isso, o Afropoder se constituiu para atuar em três frentes de atuação: Comunicação Periférica; Educação Popular e Direito à Cidade/Meio Ambiente.
Linha de Apoio
Enfrentamento ao Racismo 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 49.817,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero