Objetivos e público alvo
Construir o núcleo inicial da Casa de Recuperação e Apoio para atender aos dependentes de álcool e drogas das aldeias xavantes em local adequado, com infraestrutura e conforto, apoiado por especialistas e pela comunidade. Em paralelo, a iniciativa pretendia combater as motivações da dependência química e as graves consequências do preconceito contra os indígenas xavantes.
Atividades Principais
- Palestras
- Debates
- Eventos culturais
Contexto
A Reserva Terra Indígena São Marcos abriga 34 aldeias xavantes, com população estimada em 3.500 habitantes. Cercada pelo agronegócio, a comunidade indígena xavante sofria preconceito por parte da população do entorno, estigmatizados como “ladrões” e “preguiçosos”. Ao mesmo tempo, as terras da reserva despertam cobiça.
Tal carga de preconceitos desestruturava o processo de construção da identidade indígenas, fomentava reações antissociais e o uso de bebidas alcoólicas e drogas, de fácil acesso principalmente para os jovens indígenas que vão para cidades como Campinópolis e Barra do Garças. Os efeitos da dependência química realimentavam o preconceito e desencadeavam consequências como violência familiar, especialmente contra a mulher indígena, conflitos, agressões, crimes com arma branca, uso de armas de fogo, ameaças e outros, entre os indígenas e entre eles e os não-índios. A situação também estava relacionada a casos de suicídio, que apareceram entre os xavantes.
Sobre a Organização
O Ibaxi é uma associação que tem por missão promover melhoria da qualidade de vida, etnodesenvolvimento e cidadania das aldeias xavantes do Terra Indígena São Marcos, bem como defender os direitos humanos de suas populações. Busca ações em educação, saúde, cultura, prevenção ao alcoolismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
A casa de recuperação para jovens xavantes dependentes de álcool e drogas foi efetivamente cosntruída, com apoio da comunidade, e o Instituto fez os primeiros contatos em busca de parcerias para as atividades de recuperação propostas.
Resultados
A casa de recuperação para jovens xavantes dependentes de álcool e drogas foi efetivamente construída, com apoio da comunidade, e o Instituto fez os primeiros contatos em busca de parcerias para as atividades de recuperação propostas.