Objetivos e público alvo
Promover o diálogo e ações conjuntas na prevenção de ISTs entre profissionais da saúde e a população LGBTQIAPN+ vulnerável, debatendo estratégias de prevenção e promovendo a saúde integral e equidade no SUS. Enfoca no fortalecimento de ativistas de direitos humanos para combater desigualdades sociais, por meio de lives sobre políticas públicas e a produção de material informativo sobre saúde e direitos humanos para a população LGBTQIAPN+.
Contexto
No Brasil, apesar do reconhecimento de direitos da comunidade LGBTQIAPN+, a aplicação desses direitos é inconsistente e a violência contra esse grupo é um problema grave, com subnotificação e classificação inadequada das denúncias, impedindo dados oficiais precisos. Organizações têm compilado dados sobre violência, destacando desafios significativos no acesso a serviços de saúde devido à discriminação e estigma. O objetivo principal é promover novas lideranças LGBTQIAPN+ no Centro-Oeste, visando melhorar o acesso aos direitos humanos e à saúde por meio de formação específica, buscando expandir conhecimentos e criar redes de apoio para enfrentar violências e preconceitos, considerando a interseccionalidade de diferentes identidades sociais.
Sobre a Organização
O Instituto Brasileiro de Inovações Pró Sociedade Saudável Centro-Oeste (IBISSCO), fundado em 1993 e com autonomia desde 2000 em Campo Grande–MS, é uma organização civil de utilidade pública federal e sem fins lucrativos. O IBISSCO atua oferecendo capacitações e consultorias, desenvolvendo pesquisas, e prestando atendimento jurídico e psicossocial a grupos sociais vulneráveis, com foco especial no enfrentamento de violações de direitos humanos da população LGBTQIAPN+, enfatizando o acesso à saúde integral.