Objetivos e público alvo
O apoio contribuirá para a manutenção das atividades, com a contratação de 5 profissionais prestadores de serviços especializado, além da admissão de professoras da comunidade LGBT+ para a capilarização do conteúdo de acervo da instituição para expandir o conhecimento da população em geral para preservação da memória da população LGBT+, partir da formação de novos profissionais da área de educação da rede pública do Distrito Federal.
Contexto
Entende-se que professores são mediadores de conhecimento para o desenvolvimento pleno dos cidadãos, sendo a educação uma prática social que se dá em meio a relações sociais. Professores são também aprendizes constantes, e aprendem não apenas durante a prática pedagógica, mas com cursos de formação continuada, importantes para construção de plano de carreira e para a docência em si.
Sendo assim, o Instituto LGBT+ pretende oferecer um Curso de História e Cultura LGBT+ brasileira para formação de profissionais da educação do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas do Distrito Federal, a fim de fortalecer as reflexões e ações educativas em torno de direitos humanos e cidadania, um dos Temas Transversais que constituem o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), com o qual o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal se alinha.
Sobre a Organização
O Instituto de Cultura, Arte e Memória LGBT é uma organização da sociedade civil com o objetivo de defender, promover, fomentar e difundir a cultura, o legado cultural e artístico e a memória da comunidade LGBT+ brasileira. A entidade produz e apoia ações e projetos no campo da pesquisa, difusão cultural, preservação de bens culturais e cuidado comunitário, buscando garantir o acesso da comunidade LGBT+ à sua cultura, arte e memória, além de promover conhecimento e intercâmbio entre toda a sociedade com nosso legado cultural.