Instituto de Defesa da População Negra
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Visa a implementação de um programa de proteção digital, com avaliação e diagnóstico, análise de riscos, para o fortalecimento da segurança do site e das redes sociais. O recurso vai permitir refazer os protocolos de segurança do dia a dia e de reforço de boas práticas já adotadas, bem como aquisição de ferramentas para a produção de materiais digitais.
Contexto
As ameaças e riscos enfrentados pela equipe do IDPN vem na esteira do seu trabalho de enfrentamento a violência de Estado, tendo a atuação na Chacina do Jacarezinho, em 06 de maio de 2021, como seu grande expoente. Após isso, duas testemunhas foram incluídas em programa de proteção, passaram dias fora do território e, em conversa a equipe da Front Line Defenser, levantou-se a necessidade de uma política interna de proteção, que precisaria de recursos para tanto. Em dezembro de 2021, após a Chacina do Salgueiro, as testemunhas receberam novas ameaças. Hoje, com o avanço dos recursos digitais, que também colaboram com a proteção, a organização também viu chegar à necessidade de um programa de proteção digital.
Sobre a organização
O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) é uma entidade sem fins lucrativos organizada em prol do pleno exercício da cidadania e do respeito à dignidade da pessoa negra. Assim, essa iniciativa se estabelece com a missão de fazer valer os Artigos 3º e 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, atuando para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária em que todos sejam iguais perante a lei.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo