Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE)
Mato Grosso
Objetivos e público prioritário
Estruturar um escritório que seja um ponto de apoio, um local de referência para fomentar ações afirmativas na luta pela defesa dos direitos e garantia de efetivação das políticas públicas de raça e gênero para a população negra. O intuito é ter um espaço para atender as demandas da comunidade com mais conforto e dignidade, com cursos e capacitações para uma educação emancipadora e antirracista.
Contexto
Lideranças indígenas e quilombolas em Mato Grosso estão morrendo por doenças e também pelo ataque ao meio ambiente, um conjunto de omissões do Governo que agravam ainda mais a vulnerabilidade deste povo. Com o princípio de irmandade e solidariedade, a organização mobiliza seus integrantes para ajudar uns aos outros. Diante desse cenário de muitas perdas, sofrimento e dor, o IMUNE entende que somente com a consciência, a educação e a solidariedade, junto com as tecnologias ancestrais é possível impulsionar as mudanças que almejam.
Sobre a organização
O IMUNE foi fundado em 2002 e legalmente instituído em 2007. Desde então, vêm fomentando ações afirmativas nas áreas de educação, cultura, saúde, direitos humanos e empreendedorismo; utilizando-se de parcerias com coletivos, ONGs, associações, redes, grupos culturais, movimentos sociais, sindicatos, empresas privadas e instituições públicas. O grupo foi criado com o objetivo de empoderar jovens e mulheres negras individual e coletivamente para lutar contra o racismo e pela defesa dos seus direitos.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 50.000,00
Duração
8 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo