Objetivos e público alvo
Dar visibilidade à situação estrutural e social precária de 17 comunidades quilombolas a toda a sociedade amapaense, por meio de uma campanha de mídia e um documentário de 10 minutos com abordagens sobre o racismo no cotidiano.
Atividades Principais
- Criação e divulgação de peças publicitárias
- Oficina de formação
- Produção de documentário
Contexto
A proposta nasceu do projeto anterior desenvolvido pela organização, Abra os Olhos! Você é Sujeito de Direitos, que incluiu diagnóstico feito em 17 comunidades quilombolas nos municípios de Macapá e Itaubal e constatou a precariedade do saneamento básico, a ineficiência na saúde e educação e a falta de programas e projetos sociais, ambientais e econômicos. O projeto pretendeu combater o racismo institucional revelado em atitudes e comportamentos cotidianos que contribuem para a discriminação por meio de preconceito não intencional.
Sobre a Organização
Tem como missão combater o preconceito, a discriminação racial, o sexismo e lutar pela universalização efetiva dos direitos humanos. Por meio da realização de projetos de formação, educação e pesquisa, a organização promove a garantia de direitos humanos da população negra, das mulheres e, em especial, das mulheres negras.
Parcerias
Articulação de Mulheres Negras da Amazônia Brasileira
Articulação Nacional de Mulheres Negras
Fórum de Entidades Negras Rurais e Urbanas do Amapá
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Rede de Mulheres Empreendedoras da Amazônia
Rede Lái, Lai Apejo
Resultados
A campanha foi realizada conforme o previsto e contou com ampla cobertura da imprensa local. O seminário de encerramento, Direitos Humanos e Violência Institucional, teve 191 participantes. As ações possibilitaram ainda a construção coletiva de um caderno referente ao projeto anterior, Abra os Olhos! Você é Sujeito de Direitos, a ser usado como ferramenta de conscientização da garantia dos direitos humanos das comunidades negras rurais do Amapá.