Objetivos e público alvo
Publicar um caderno com dados socioeconômicos das comunidades negras do Amapá. Com isso, dar visibilidade à violência institucional vivenciada cotidianamente pelas comunidades negras do Amapá, e despertar na população negra a iniciativa política, no sentido de articular, cobrar e pressionar o poder público para promover a esse segmento condições básicas para a existência cidadã.
Atividades Principais
- Produzir caderno com dados socioeconômicos das comunidades negras do Amapá.
- Realizar seminário Direitos Humanos e Violência Institucional.
Contexto
Em parceria com lideranças das comunidades negras, o Imena reuniu no ano de 2006 informações que, sistematizadas, deram origem a um relatório socioeconômico com dados referentes a 17 comunidades negras do Amapá. Os valiosos dados ainda não haviam sido publicados e divulgados. O caderno proposto serviria como uma importante ferramenta na intervenção política.
Sobre a Organização
Tem como missão combater o preconceito, a discriminação racial, o sexismo e lutar pela universalização efetiva dos direitos humanos. Por meio da realização de projetos de formação, educação e pesquisa, a organização promove a garantia de direitos humanos da população negra, das mulheres e, em especial, das mulheres negras.
Parcerias
Fórum de Entidades Negras Rurais e Urbanas do Amapá.
Resultados
O grupo produziu material com dados socioeconômicos das comunidades negras do Amapá para dar visibilidade à violação de direitos sofrida cotidianamente. Foi realizado um seminário com o tema “Direitos Humanos e Violência Institucional”, com a presença de vários canais de televisão e representantes da imprensa. Além disso, a organização conseguiu parcerias importantes para alcançar os objetivos propostos.