Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL)
Alagoas
Objetivos e público prioritário
Consolidar as ações do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL) voltados a garantia e promoção dos direitos da população negra, primando pela perspectiva coletiva. Realização de curso estratégico de enfrentamento ao racismo institucional para servidores públicos estaduais. Ampliar o trabalho do Núcleo de Advocacia Racial do INEG/AL. Fazer intervenções em escolas públicas para implementação da Lei 10.639/03 e 11.645/08.
Contexto
O Instituto do Negro de Alagoas atua na intervenção e questionamento em cima de conquistas do movimento negro brasileiro. O debate em torno dos concursos no âmbito da administração pública federal (Lei 12.990/2014), que reserva 20% dos cargos para pessoas negras. A aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino fundamental e médio do país. Na esfera estadual, o INEG/AL solicitou que o Ministério Público Estadual emitisse Recomendação às Secretarias de Saúde do Estado e do Município (Maceió) para que as mesmas instituíssem o fator “raça/cor” nos Boletins Epidemiológicos de Covid-19, o que foi atendido de pronto, fazendo de Alagoas o terceiro estado da federação a instituir tal medida.
Sobre a organização
Criado em 2012, o Instituto do Negro de Alagoas é uma organização voltada à promoção socioeconômica da população negra do estado de Alagoas. Sua existência e atuação está diretamente relacionada ao público-alvo do projeto na medida em que tem desenvolvido uma série de ações, que visam minar o racismo estrutural vigente em nossa sociedade. As atividades têm se dado sob a forma de diálogo com gestores públicos das mais diversas instituições, com o objetivo de propor a adoção de políticas públicas para a população negra.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 49.280,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo