Objetivos e público alvo
Combater a superexploração do trabalho a que estavam submetidos homens e mulheres em condição de subemprego na unidade da Aniger, fábrica de calçados gaúcha, produtora da Nike no Brasil, instalada em Quixeramobim; além de lutar contra a violência institucional por parte da prefeitura local.
Atividades Principais
- Captação de imagens para exposição de fotografias e vídeo final nas comunidades
- Encaminhar demandas jurídicas coletivas
- Exibição aberta de filmes com temáticas relacionadas à experiência dos trabalhadores
Contexto
A Fábrica de calçados Aniger manteria trabalhadores em condições de super exploração de trabalho em Quixeramobim, em jornadas de mais de oito horas diárias e com intervalos para refeições e descansos mínimos, o que resultaria em estresse dos operários e um contexto rotineiro de acidentes de trabalho, com mortes já registradas e ocultadas pela direção da empresa e prefeitura municipal. Os trabalhadores não seriam registrados em carteira – a empresa adotaria o sistema de falsas cooperativas que, além de dificultar ao máximo a organização sindical, faz com que os salários sejam pagos por meta de produtividade.
Sobre a Organização
A organização não governamental (ONG) trabalha a cultura sob a perspectiva da formação e da produção de registros – cds, livros, vídeos, exposições. Para além do entretenimento, a concepção e atuação se dão no campo da cultura na esfera do cotidiano, na teia de sociabilidade onde estão inseridos os sujeitos sociais. O instituto realizou o Cineclube Iphanaq, apresentando filmes nas comunidades, seguidos de debates sobre as realidades nos locais de exibição, tanto na sede como nos distritos de Quixeramobim.
Parcerias
José Meneleu Neto, professor e doutor em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará
Paróquia de Santo Antonio
Rádios FM Canudos e AM Campo Maior
Sesc Ler
Resultados
O principal resultado do projeto foi engajar a sociedade local em um debate mais amplo sobre trabalho, depois das exibições de filmes e conversas que culminaram no Seminário Cultura e Trabalho, com exibição de fotos e do vídeo final do projeto. Também foi prestada assessoria jurídica coletiva aos trabalhadores.