Objetivos e público alvo
O projeto tem como objetivo contribuir com a informação, mobilização e reivindicação dos moradores da cidade do Rio de Janeiro e mais especificadamente os moradores da região portuária sobre os impactos da Copa de 2014 e sobre seus direitos a cidade na área da mobilidade urbana através de reportagens, artigos e fotos sobre a questão.
Atividades Principais
Produção de matérias e fotos que contarão com entrevistas com moradores, usuários dos transportes, lideranças comunitárias que discutem e lutam pela participação cidadã e pensadores da área de mobilidade urbana que atuam em universidades. Todas as matérias produzidas serão reproduzidas nos meios de comunicação da Favelarte: blog, site e Facebook; além de outras mídias de organizações sociais.
Contexto
A região portuária, área central do Rio de Janeiro, foi abandonada durante décadas pela Prefeitura e vem sofrendo impactos do megaprojeto de reestruturação urbana que se encontra em execução, chamado Porto Maravilha. Nesta região encontra-se o Morro da Providência, comunidade com mais de 110 anos que teve sua origem com a ocupação local por remanescentes da Guerra de Canudos. O projeto de urbanização da Prefeitura continha um plano inclinado que não foi realizado e um teleférico que poderia beneficiar os moradores. O 1º não foi realizado e o 2º já concluído, mas está fechado. Para essas obras, centenas de moradores foram desalojados e removidos e o restante de seus moradores continua subindo e descendo suas vielas e ruas a pé ou de transportes particulares.
Sobre a Organização
O Instituto Favelarte visa fomentar o desenvolvimento humano, social e econômico das comunidades de baixa renda através da implantação de estratégias de economia solidária, preservação e incentivo às manifestações da cultura brasileira, combate à pobreza e à degradação de áreas urbanas, capacitação de jovens para a profissionalização artística e para a produção cultural.
Parcerias
Associação de Remanescentes de Quilombo da Pedra do Sal (ARQPEDRA).
Pré Vestibular Comunitário da Providência.
Associação Esportiva do Morro da Providência SPARTA.
Associação de Moradores da Providência.
Instituto Pretos Novos.
Museu de Arte do Rio.
Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CEDURP).
Resultados
Os vídeos produzidos conseguiram pautar temas na mídia convencional. A estratégia de articulação com a mídia alternativa e organizações sociais se mostrou acertada.