Objetivos e público alvo
Propõe ações efetivas de incidência política, destinadas a egressas, com foco nas questões que impedem a inclusão dela no mercado de trabalho. A partir de pesquisas e análises, a organização vai formular um projeto de lei. O projeto visa ainda comunicar à sociedade e mobilizá-la na direção de apoiar as ações. É previsto ainda a apresentação do projeto de lei em plenário.
Contexto
Sabemos pela nossa experiência de trabalho que existem medidas disfuncionais quanto à suposta intenção de ressocialização das mulheres egressas por parte do Estado. Nosso objetivo com esse projeto é atuar politicamente na direção de modificá-las ou suprimi-las, uma vez que são enormes obstáculos para integração das mulheres no mercado de trabalho e acesso à renda, na vida em sociedade e na prática da cidadania; sendo, portanto, fatores propulsores tanto do reencarceramento feminino, como da transgeracionalidade do aprisionamento e do seletivismo destes processos quanto a raça, gênero e classe social.
Sobre a Organização
Fundada em 2017, O Instituto Flores é uma organização não governamental dedicada à ressocialização de mulheres que viveram a experiência do cárcere, cuja missão é contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional, promover ativismo político em defesa de seus direitos e produzir conteúdo junta a elas.