Instituto Iddeia Cultura e Pesquisa
Arte e inclusão social: caminhos para a cidadania
São Paulo
Objetivos e público prioritário
Promover a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes da região do distrito da Brasilândia, especificamente o bairro Jardim Vista Alegre, na capital paulista, com especial atenção para as questões de gênero, étnico-raciais, precarização do trabalho, trabalho informal e à exploração do trabalho infantil por meio de ações de formações, atividades culturais e socioeducativas. Estimular e fortalecer o senso crítico do grupo, e a participação da vida pública através de reflexões sobre o mundo contemporâneo no contexto de saúde, educação mundo do trabalho e economia visando o protagonismo social.
Atividades principais
- Oficinas de Arte e Moda;
- Oficinas de Poéticas do Corpo;
- Oficinas de Esporte e Cidadania;
- Oficinas de Educação para a Paz, pautadas em fundamentos dos direitos humanos;
- Encontros com as famílias e a comunidade em geral, a fim de propor reflexões concernente à temática e aumentar o vínculo com o projeto e suas ações;
- Visitas culturais para a inserção do grupo nos espaços socioculturais e de lazer da cidade.
Contexto
O trabalho infantil é um fenômeno presente na sociedade ao longo de todo processo histórico do Brasil. Desde a colonização Portuguesa, crianças indígenas e negras sofreram com os rigores do trabalho infantil. Em um Brasil pautado em uma economia capitalista, a estrutura de exploração a crianças e jovens, infelizmente, se mantém intacta. Na região da Brasilândia, distrito onde se localiza o bairro Jardim Vista Alegre, as famílias são numerosas e a maioria tem pouca formação escolar, o que faz com que seus membros recebam baixos salários provenientes de trabalhos informais e temporários. Diante desta realidade, adolescentes e jovens sentem-se pressionados a buscarem seu primeiro emprego sem que tenham qualificação suficiente, o que causa conflitos, sociais, econômicos e diversos problemas emocionais.
Sobre a organização
O Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas “Nelson Mandela” surgiu como desdobramento das ações de cultura de paz e justiça restaurativa realizadas na “Escola Municipal Prof. Waldemar Bastos Buhler”. Diante disso, o núcleo busca refletir e realizar ações nos diversos espaços sociais, principalmente nas escolas públicas de Atibaia e região. Desde março de 2018, a entidade passou a atuar em São Paulo, capital, prestando contribuições às instituições parceiras.
Parcerias
NMK (Núcleo Maximiliano Kolbe de Direitos Humanos)
Rede Intersetorial do Jardim Vista Alegre
Núcleo Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela
Linha de Apoio
Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda
Ano
2018
Valor doado
R$ 81.289,00
Duração
8 meses
Temática principal
Direitos de crianças e adolescentes