Objetivos e público alvo
Fortalecimento da Instituição a partir do empoderamento de seus membros e da formação política, com clareza quanto aos diversos níveis de opressão, através dos marcadores de gênero, raça e classe que influenciam o seu cotidiano. Além disso, visa criar estratégias potencializar o Instituto para se tornar protagonista e independente, aprimorando suas principais ações para possibilitar uma melhor execução e resultados com seu público-alvo.
Contexto
A proposta será desenvolvida num contexto de aprofundamento das opressões no que tange ao aumento frequente do encarceramento no Brasil, para além de péssimas condições de trabalho e recrudescimento do estabelecimento prisional. As oportunidades para agir assim como os desafios são contínuos e mutáveis, mas seguiremos com o maior desafio que é criar estratégias de resistência coletiva para potencializar as pessoas que convivem com as desigualdades todos os dias e nos desafiarmos a fissurar o sistema para humanizar a população em privação de liberdade, sobreviventes do cárcere e seus familiares.
Sobre a Organização
O Instituto Phoenix é formalmente uma Associação Privada, de defesa aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema penal e seus familiares, foi fundado em 10 de setembro de 2015 com atuação no Estado do Rio de Janeiro, fundada majoritariamente por mulheres que estão envolvidas com a justiça criminal, seja como sobreviventes do sistema, seja como familiares de pessoas encarceradas. Temos como missão fundante contribuir para o fortalecimento das mulheres negras, pobres, marginalizadas, massacrada pelo sistema de justiça criminal no Estado do Rio de Janeiro.