Instituto Zé Claudio e Maria
Pará
Objetivos e público prioritário
Garantir a construção de regulamentos, regras e normas internas de proteção, segurança e cuidados para os defensores/defensoras e para a equipe da instituição. Além disso, visa a criação da política de atendimento de segurança e da proteção integral de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos para maior segurança e efetividade do trabalho realizado pela organização.
Contexto
A região sul e sudeste do Pará é uma das campeãs em desmatamento na Amazônia, no entanto esse território em conflito está a cada ano se ampliando. Somos pressionadas tanto pela pecuária, quanto pelos grandes empreendimentos, como mineração ilegal, hidrelétricas, estradas entre outras situações geradoras de conflitos com comunidades tradicionais, indígenas ou quilombolas. A destruição na natureza e a diminuição dos recursos naturais, que é uma das principais fontes de vida e de trabalho, estão cada dia mais tensionadas e com isso os conflitos por território e floresta em pé recrudesce mais ainda as situações de conflito. No contexto da Casa de Respiro, essas análises são complexas, daí a necessidade do processo de formação, bem como da criação da Política de segurança e proteção integral.
Sobre a organização
O Instituto Zé Claudio e Maria é uma organização recentemente constituída formalmente. No entanto, desde 2011, ano do assassinato do casal de ambientalista Zé Claudio e Maria que dão nome a organização, seus familiares e companheiras/os de luta se reúnem envolta da luta pela proteção de defensoras/es ameaçadas/os e promovem visibilidade as causas de lutas por direitos em conflitos graves. O Instituto foi formalizado em 2021, como uma organização da sociedade civil formalmente constituída, com sede em Marabá, Pará.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação