Ìrohìn Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-Brasileira
Memória Digital: Um povo sem passado é um carro sem motor
Bahia
Objetivos e público prioritário
Criação de material histórico sobre a história e a luta do Movimento Negro e da população negra em nosso país, de modo a contribuir para o enfrentamento do racismo, a formação política e a consciência crítica para a valorização da memória de luta dos afro-brasileiros. Democratizar ainda mais o acesso a essas informações e registros.
Atividades principais
- Digitalização de 500 documentos, entre cartazes, folders, panfletos e filipetas;
- Indexação deste material;
- Montagem de acervo digital para consulta do público interessado;
- Realização de rodas de debate sobre Censo demográfico 2020 para que se discuta sua importância para a população negra.
Contexto
Por conta do contexto sociopolítico do país, para os próximos anos espera-se o aprofundamento das desigualdades sócio-raciais e o recrudescimento do racismo, principalmente por conta do desmonte dos programas voltados às populações socialmente vulneráveis, especialmente a população negra. Principalmente nas últimas décadas, a mobilização e organização da população negra foram fatores determinantes que levaram o Estado a construir políticas públicas para mitigar as desigualdades sociais. O resgate da memória da luta do Movimento Negro é imperativo para a construção de novos instrumentos de mobilização e organização dos negros e negras em prol do reconhecimento das lutas do passado.
Sobre a organização
O ÌROHIN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira é uma ONG que surgiu da mobilização política após a “Marcha Pela Imortalidade de Zumbi dos Palmares – Pela Cidadania e Pela Vida”, em 1995. Entre suas principais realizações estão formações de ativistas em cursos de administração pública e monitoramento legislativo Federal, Estadual e Municipal de projetos de interesse da população negra. O ÌROHÌN atua com organizações do Movimento Negro, tendo destaque a discussão e formação na temática da educação antirracista e da consciência crítica, a defesa das ações afirmativas e a preservação da memória de descendentes de africanos no Brasil.
Parcerias
Articulação Nacional de Organizações de Mulheres Negras (AMNB)
Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2019
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo