José Luis Kassupá
Empoderamento dos direitos originários dos povos indígenas em Rondônia, desafios da violação e retrocessos
Rondônia
Objetivos e público prioritário
Criar uma rede nacional de lideranças indígenas, para estimular seu fortalecimento institucional e político e estimular a maior articulação em prol da manutenção dos direitos desses povos originários; mapear a atual população indígena existente no Brasil e realizar encontros e visitas às comunidades atualmente existentes; fortalecer os laços entre essas comunidades para que possam estar mais preparadas para enfrentar as questões pertinentes à manutenção de sua autonomia e propriedade na esfera social e institucional. O projeto de destina a todas as comunidades indígenas do Brasil, com prioridade às localizadas nas regiões Norte e Nordeste.
Atividades principais
- Mapeamento dos povos indígenas no Brasil;
- Elaboração de relatório sobre os povos indígenas existentes atualmente no país;
- Participação em encontros no âmbito local, estadual e nacional;
- Realização de visitas a terras indígenas para diálogo com as lideranças locais;
- Realização de reuniões com entidades parceiras e simpáticas à causa indígena.
Contexto
Por conta da atual conjuntura política, os direitos dos povos indígenas tem sido constantemente ameaçados. O Governo Federal tem empreendido uma série de esforços para esvaziar a FUNAI e avançar sobre as terras demarcadas. Por isso, as comunidades indígenas tem que estar articuladas e em contato para que possam desenvolver estratégias e estabelecer alianças com o objetivo de evitar essas violações de direitos. Essa é a razão pela qual se fazem necessárias iniciativas que busquem fortalecer o diálogo das lideranças indígenas brasileiras entre si, entre sociedade civil e poder público.
Sobre a organização
O projeto foi concebido e será coordenado por José Luis Kassupá, coordenador da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma). Kassupá é uma importante liderança que há mais de duas décadas atua junto ao poder público em entidades que lutam pelos os direitos das populações indígenas em todo o Brasil, principalmente na Região Norte.
Parcerias
Fundação Nacional do Índio - FUNAI
SESAI - Secretaria Especial de Saúde Indígena
Secretaria Estadual de Educação/Coordenação Educação Escola Indígena - SEDUC/CEEI
Lideranças indígenas de Rondônia
Lideranças indígenas do Noroeste do Mato Grosso
Lideranças indígenas do Sul do Amazonas
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2019
Valor doado
R$ 18.400.00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à terra