Objetivos e público alvo
Garantir a logística de alimentação e transporte, dormitório e estrutura física para a realização da Assembleia Aty Jovem. Este é o principal espaço de articulação política em que a juventude se organiza para buscar soluções para enfrentamento do cenário retrocesso, denúncia de direitos violados, defesa de nosso território indígena e construção de memória coletiva.
Contexto
Por conta do ano eleitoral e do contexto do Mato Grosso do Sul, onde há grande apoio a candidatos da frente parlamentar do agronegócio, as ameaças dizem respeito principalmente à manutenção da integridade física e psicológica nossas e de nossas comunidades. Em primeiro lugar, o avanço do agronegócio ameaça nossos territórios e, por extensão, nossa qualidade de vida e saúde. Em segundo lugar e ligado à lógica expropriadora do agro, nossos espaços de medicina e de reza, onde se exerce o cuidado dentro de nossa cultura, estão sendo sistematicamente incendiados de forma criminosa. Cabe apontar que Mato Grosso do Sul, estado em que vivemos, possui os maiores índices de violência contra a mulher e um dos maiores índices de violência contra os povos indígenas.
Sobre a Organização
A Kuñangue Aty Guasu (Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowá e Guarani/MS) é uma organização sem fins lucrativos liderada por mulheres indígenas da etnia Kaiowá e Guarani e tem como missão a defesa de direitos humanos, em especial das mulheres, jovens, anciãs e meninas indígenas. A Kuñangue Aty Guasu luta cotidianamente pela demarcação dos seus territórios e contra violência que, de forma extremamente agressiva e cotidiana, fere a existência da mulher Kaiowá e Guarani.