Objetivos e público alvo
Aproximar a juventude da política, por intermédio de um cursinho preparatório para o ENEM e vestibulares. As aulas não serão conteudistas, e sim pensadas para despertar a consciência crítica da juventude das periferias urbanas. O objetivo é que esses jovens se organizem em movimentos sociais e que ingressem no ensino superior. A mobilização será feita em escolas do bairro e as aulas ocorrerão quinzenalmente.
Contexto
Com a crise sanitária e econômica, de origem sistêmica capitalista, vimos a classe trabalhadora e, principalmente, a juventude se condicionando as situações mais precárias e informais de trabalho, ao mesmo tempo que cresce exponencialmente o exército industrial de reserva. Junto disso, com o discurso ideológico do Governo atual, armamento da população e impunidade da polícia, diariamente perdemos jovens negros por “balas perdidas” e direcionada. Diante disso, a juventude precisa recuperar os patrimônios públicos (correios, Petrobrás, Amazônia, terras) para recuperar também a autoestima e soberania nacional. O Levante possui um projeto popular para isso.
Sobre a Organização
O Levante Popular existe desde 2012. E, de lá para cá, constrói denúncias através de ferramentas de identidade jovem, ou seja, através da arte, muralismo, intervenção artística, lambe-lambe. Além disso, oferece pontualmente intensivos de aulas nas periferias para preparar jovens que não tem condições financeiras de pagar por um cursinho pré-vestibular e para o ENEM.