Objetivos e público alvo
Fortalecer a institucionalidade da cooperativa formalizando como empresa, adquirindo novas ferramentas e capacitando as integrantes, de forma a ampliar a atuação, especialmente nas áreas de comunicação, organização para captação de recursos, administrativa e de infraestrutura, visando o cumprimento da missão da organização para fins de transformação social.
Contexto
Nos últimos anos o número de mulheres encarceradas aumentou exponencialmente, sendo a maioria dessas mulheres mães e principais responsáveis pelo cuidado dos filhos. De acordo com os dados oficiais, a maioria deixou de concluir o ensino médio e não tinha trabalho formal. Essas mulheres, uma vez que saem da prisão, encontram ainda mais dificuldade para (re)inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal. nesse sentido, temos buscado direcionar esforços para fortalecer lideranças que possam multiplicar localmente práticas de acolhimento e autonomia, difundindo conhecimentos sobre educação financeira, acesso a direitos, ferramentas de organização e mobilização para a demanda de direitos e encaminhamento de denúncias.
Sobre a Organização
A Libertas é um coletivo de mulheres que sobreviveram ao cárcere e vislumbram uma possibilidade de recomeço. Junto com outras mulheres engajadas em tornar a existência desse projeto possível, o coletivo iniciou suas atividades enquanto cooperativa em agosto de 2019, organizando na sua sede uma confecção de produtos sustentáveis produzidos em um sistema de cooperativismo, além de aulas abertas e eventos.