Objetivos e público alvo
A proposta da jornalista foi produzir e difundir informações através de um programa de rádio na internet que mobilizasse e capacitasse a juventude, em especial os afrodescendentes, para lutar pela inserção social e se tornar facilitadora da construção de uma sociedade solidária, promovendo o respeito aos direitos humanos, à equidade, à diversidade e à paz social.
Atividades Principais
- Elaboração de um manual básico de mídia cidadã
- Oficinas de redação e produção de rádio web
- Produção, lançamento e veiculação do programa
- Workshop “Educar para a Paz no Conflito”
Contexto
O Atlas da Exclusão Social revela que o Piauí, com população predominantemente jovem, estava entre os Estados brasileiros com maior índice de exclusão social.
No Brasil, os afrodescendentes representavam 47,3% da população. Essa importante parcela tem sido a maior vítima das diversas formas da violência, exposta à miséria e à exclusão, compondo grande parte da população de favelas e vilas de Teresina, capital do Piauí. Os jovens afrodescendentes enfrentam, além das questões inerentes à juventude, as consequências do preconceito e da discriminação racial.
Sobre a Organização
A jornalista Maria Gorete Pereira Gonzaga venceu o prêmio Prêmio Palmares de Comunicação 2005 – Categoria Rádio, realizado pela Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e a Fundação Universidade de Brasília com o projeto Da Cor do Brasil – Debate com a juventude negra na Rádio Web.
Parcerias
Comitê de Articulação Social Outra Margem
Portal Me Ilumine
Resultados
O programa “Da Cor do Brasil” efetivamente foi produzido e veiculado na internet. A equipe adquiriu um nível adequado inicial para a manipulação das ferramentas necessárias, que garantiram a criação do portal e dos programas radiofônicos. As atividades do projeto tiveram continuidade com a equipe de voluntários e colaboradores. Para a jornalista, o ponto mais importante foi pautar em Teresina, as temáticas do racismo e dos direitos da população negra.