Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)
Núcleo de Resistência: Meninas e Mulheres pensando a defesa de direitos a partir do Feminismo Rural
Pernambuco
Objetivos e público prioritário
Fortalecer os núcleos de base, por meio da formação política e cidadã de mulheres e meninas rurais, possibilitando assim a defesa de direitos. O objetivo é promover maior resistência na luta coletiva e de emponderamento, visando uma gestão participativa, com possibilidades de incidência política e advocacy.
Contexto
As mulheres rurais do Nordeste brasileiro enfrentam diversas problemáticas e, no atual contexto político, lutam para não perder os direitos já conquistados. O desmonte de políticas públicas importantes e decisões afetam diretamente a vida das trabalhadoras rurais, como por exemplo a redução de recursos para a construção das cisternas de placas; a não efetivação do Programa Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; aumento da liberação de agrotóxicos altamente tóxicos; a não priorização de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar; territórios ameaçados pela flexibilização das políticas ambientais; fechamento das escolas do campo e desmonte do SUS. Além de todo ataque a direitos básicos previstos na constituição, as mulheres rurais têm vivenciado um aumento do número de violência e do número de feminicídio no campo e o aumento da violência policial nas comunidades rurais, onde a juventude agricultora, negra tem sido o principal alvo.
Sobre a organização
Na década de 80, apoiadas nos movimentos e pastorais sociais, em duas microrregiões da Paraíba e Pernambuco, grupos de mulheres trabalhadoras rurais iniciam reflexões e intercâmbios de suas experiências, baseadas nas dificuldades, sonhos, desafios comuns e na ausência de representantes nos espaços políticos. Em uma realidade marcada pelo machismo, compreender a necessidade de uma organização autônoma de trabalhadoras rurais do nordeste é desafiador. Fortalecidas após participação no III Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, em 1986, foi realizado o 1º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, e deu-se a criação do MMTR-NE, adquirindo, aos poucos, movimentos estaduais em todos os nove estados do Nordeste.
Linha de Apoio
Edital Resistência (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
9 meses
Temática principal
Direitos das mulheres