Objetivos e público alvo
Formação de mulheres e jovens para gerir projetos sociais com foco na valorização da cultura e identidades locais. Por meio de metodologias próprias, práticas com exemplos na vivência, espera-se construir e fortalecer lideranças autônomas, potencializando o desenvolvimento local e a agricultura familiar.
Contexto
Nos últimos anos, a paralisação de programas governamentais voltados para os povos do campo, das águas e das florestas agravou o cenário de crise humanitária enfrentada pela maior parte da população: insegurança alimentar, destruição da fauna e flora, invasão de territórios sagrados, aumento do desemprego e precarização do trabalho, dentre outros pontos. As mulheres e as juventudes são os grupos mais afetados pela ausência de políticas públicas de qualidade. Urgente a necessidade de fortalecer iniciativas lideradas por esses grupos, a fim de promover oportunidades de transformação das realidades que estão inseridos.
Sobre a Organização
O Movimento de Mulheres Camponesas do Acre compõe o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que existe há 40 anos, organizado em todas as regiões do país. Com bases autônomas, democráticas, popular e feminista, buscam reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o salário-maternidade, a aposentadoria da mulher da roça aos 55 anos, entre outros direitos.