Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA
Rompendo as barreiras do silêncio da violência contra a mulher e clamando pelos direitos no nordeste paraense
Pará
Objetivos e público prioritário
Promover a valorização da mulher como ser humano, garantindo seu espaço na sociedade com respeito e dignidade, e dando visibilidade a violências ocultas, como a doméstica, foi a proposta do MMNEPA. A meta final seria implementar uma rede de enfrentamento às violações de direitos humanos das mulheres.
Atividades principais
- Campanha
- Capacitação sobre violência de gênero
- Implantação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher no Nordeste Paraense
- Levantamento e sistematização de dados
Contexto
O MMNEPA realiza encontros de formação das mulheres nos temas saúde e sexualidade, orçamento público e participativo, gênero e políticas públicas, violação de direitos, e as diretrizes da Lei Maria da Penha. Além disso, é feito um acompanhamento aos grupos de mulheres das zonas urbana e rural dos municípios paraenses, incentivando a participação delas nos conselhos municipais e estadual para a garantia das políticas públicas.
O movimento também se envolve em diversos eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, como o Fórum Social Mundial, a comemoração do Dia Internacional da Mulher, os Gritos do Campo e da Terra Brasil, a Marcha das Mulheres em Belém e em Brasília, o Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe contra a Violência Sexual e Doméstica, e a Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher.
Sobre a organização
O movimento defende os direitos das mulheres sob a perspectiva de luta para que a sociedade e o poder público reconheçam esses direitos e garantam condições concretas para o exercício pleno da cidadania e para a igualdade entre gêneros.
Parcerias
Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher
Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher
Defensoria Pública
Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense
Ministério Público
Resultados
Além de fazer o debate sobre a violência contra a mulher e a necessidade de dar visibilidade ao tema, a organização deu início à formalização da rede de enfrentamento. As capacitações instrumentalizaram as militantes para participar com qualidade dos conselhos públicos ligados ao tema.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2009
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres