Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA
Rompendo as barreiras do silêncio da violência contra a mulher e clamando pelos direitos das mulheres da região do Nordeste Paraense
Pará
Objetivos e público prioritário
Promover a valorização da mulher como ser humano, garantindo seu espaço na sociedade com respeito e dignidade, por meio da formação da consciência crítica da população com relação à violência contra a mulher e da construção de um esforço coletivo para enfrentar o problema. Ações integradas e articuladas mobilizaram mais de quarenta grupos de mulheres e outras organizações.
Atividades principais
- Oficinas de formação e capacitação sobre os direitos da mulher
- Levantamento e análise dos casos de violência contra a mulher na região, para construção de um diagnóstico da situação
- Campanha de comunicação com base em folders informativos
- Realização da 1ª Marcha de combate à violência contra a mulher do Nordeste paraense
Contexto
O MMNEPA realiza encontros de formação das mulheres nos temas saúde e sexualidade, orçamento público e participativo, gênero e políticas públicas, violação de direitos, e as diretrizes da Lei Maria da Penha. Além disso, é feito um acompanhamento aos grupos de mulheres das zonas urbana e rural dos municípios paraenses, incentivando a participação delas nos conselhos municipais e estadual para a garantia das políticas públicas.
O movimento também se envolve em diversos eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, como o Fórum Social Mundial, a comemoração do Dia Internacional da Mulher, os Gritos do Campo e da Terra Brasil, a Marcha das Mulheres em Belém e em Brasília, o Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe contra a Violência Sexual e Doméstica, e a Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher.
Sobre a organização
O movimento defende os direitos das mulheres sob a perspectiva de luta para que a sociedade e o poder público reconheçam esses direitos e garantam condições concretas para o exercício pleno da cidadania e para a igualdade entre gêneros.
Parcerias
Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher
Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense
Defensoria Publica
Ministério Publico
Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher
Resultados
Conseguir que o debate sobre a violência contra a mulher fosse pautado em diversas instâncias de discussão, inclusive o poder público, nos municípios de atuação do movimento foi o principal êxito do projeto, de acordo com a organização. Foi criado o instrumental para o diagnóstico da situação de violação aos direitos das mulheres na região, com a participação ativa das beneficiadas, que construíram colaborativamente o questionário. Houve também a dinamização de grupos de discussão pela internet. Ainda como efeito do projeto, o grupo estabeleceu uma parceria com o Ministério Público de Capanema da qual resultaram duas audiências públicas e uma ação de facilitação de documentos para mulheres em comunidades indicadas pelo MMNEPA.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2010
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres