Objetivos e público alvo
O projeto busca estruturar e fortalecer o Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos (MTSD), promovendo a organização, mobilização e formação política de trabalhadores da economia popular. Além de mobilizar e formar lideranças comunitárias, jovens, mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+, que são grupos historicamente marginalizados e que compõem grande parte da força de trabalho na economia informal.
Contexto
A lógica do empreendedorismo como solução individual dificulta a construção coletiva e a luta por direitos, enquanto a polarização política alimenta a descrença nas instituições. Além disso, crises econômicas, desmontes de políticas públicas e eventos climáticos extremos aumentam a vulnerabilidade desses trabalhadores. No entanto, esse cenário também abre oportunidades para fortalecer ações de solidariedade, reivindicações por justiça social e inclusão da transição ecológica na agenda dos trabalhadores.
Sobre a Organização
O Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos (MTSD) foi fundado em 2022 com o propósito de articular trabalhadores da economia informal em todo o país. O movimento atua na organização, mobilização e formação política desses trabalhadores, buscando construir uma força coletiva capaz de reivindicar e conquistar direitos trabalhistas. O MTSD também promove experiências de economia solidária e cooperativismo, além de incidir politicamente para influenciar políticas públicas que garantam trabalho decente e proteção social para todos os trabalhadores, independentemente de vínculos formais de emprego.