Objetivos e público alvo
Investir na qualificação de militantes LGBTs nas ações de Advocacy e controle social das políticas públicas, contribuindo assim, para o funcionamento e ampliação da atuação da rede LGBT no interior pernambucano, garantindo no cotidiano as mudanças necessárias para a cidadania plena desta população.
Contexto
A população LGBTI+ pernambucana, em sua maioria, vive em situação de pobreza, extrema pobreza e sofre outras vulnerabilidades sociais. Destaque vale para as pessoas trans femininas que dificilmente conseguem acessar o mercado formal de trabalho, têm baixíssima escolaridade, restando-lhe a informalidade: vendedores/as ambulantes, diaristas, entre outros, com ênfase para a prostituição. Por isso, o projeto atual visa garantir o desenvolvimento da saúde econômica, social, emocional da LGBT criando mecanismos para ações de Advocacy e controle social das políticas públicas LGBT em âmbito estadual e em municípios pernambucanos, em face do recrudescimento tanto das violências LGBTfóbicas, agravadas pela pandemia de Covid-19.
Sobre a Organização
Fundado em 8 de dezembro de 2001, o Leões do Norte é uma ONG que atua em defesa da livre orientação afetivo-sexual e da promoção da cidadania da população LGBT. Tem como missão atuar na luta contra o preconceito e a discriminação, contribuir na construção de climas favoráveis ao respeito e efetivação da cidadania da população de pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras expressões afetivo-sexuais, bem como exercer o controle social das políticas públicas LGBTIA+ no estado de Pernambuco.