Objetivos e público alvo
Viabilizar a formação em direitos territoriais, acesso à justiça ambiental e o enfrentamento à discriminação étnico-racial, por intermédio de oficinas, reuniões e cursos destinado às comunidades quilombolas do estado de Santa Catarina, dentro das suas práticas tradicionais, valorizando seus saberes coletivos.
Contexto
Uma das principais linhas de luta acontece dentro dos territórios quilombolas rurais e urbanos, assim como nas periferias de Santa Catarina, onde se concentra a maior parte da população negra e pobre. Nesse contexto, nossa atuação passa pela formação de lideranças, pelo fortalecimento da luta pelo território, tendo a educação quilombola como mecanismo para garantir o acesso aos direitos e combater o racismo institucional e estrutural. Por isso, espera-se com o projeto garantir o acesso aos direitos dos territórios quilombolas e, assim, combater o racismo institucional e estrutural. Pretende-se também identificar e criar mecanismos de enfrentamento dos conflitos e dos processos que têm levado a restrições de direitos coletivos, provocado tanto por instituições públicas como por determinados grupos sociais, políticos e econômicos.
Sobre a Organização
O Movimento Negro Unificado de Santa Catarina é uma organização que atua no enfrentamento ao racismo há 29 anos no estado catarinense, e 44 anos no Brasil. O maior propósito do MNU é o enfrentamento ao racismo para emancipação e autonomia da população negra.