Mulheres das Águas – Grupo de Mulheres Quilombolas, Marisqueiras e Pescadoras de Ilha de Maré
Bahia
Objetivos e público prioritário
Realizar atividades de autocuidado e fortalecimento para a formação, multiplicação de conhecimentos e criação de estratégias coletivas, de proteção física e psicológica, à cerca da nossa luta ancestral e do feminismo negro a fim de inspirar estas mulheres “proibidas” de realizar a mariscagem e pesca por ameaças, como forma de não arrefecer diante da luta.
Contexto
As mulheres da organização têm sido perseguidas há anos por enfrentar e denunciar a poluição no território pesqueiro da Ilha da Maré. Mas, desde abril de 2021, após a assinatura de um projeto negociado como contrapartida, junto à Petrobrás com as lideranças, têm sido atacadas física e psicologicamente. As integrantes do grupo têm lutado para não ceder aos ataques e, por isso, pretende se fortalecer para continuar defendendo o território e o modo de viver.
Sobre a organização
Organização de mulheres negras, marisqueiras e quilombolas de Ilha de Maré, anticapitalista, antirracista e anticolonial, surgiu em 2012, com o enfrentamento direto a indústria petrolífera e os grandes empreendimentos que por meio da especulação imobiliária pretendem sequestrar o nosso território. Em 2013, após um grande vazamento de óleo na baia de todos os santos, Rio São Paulo, Coroas de Itapitanga e outras coroas em torno de Ilha de Maré e municípios próximos, as mulheres fizeram um enfrentamento contra os impactos ambientais causados pelas indústrias presentes, na defesa a manguezal, com mobilizações nacionais e denúncias internacionais.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 64.650,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo